“O pior e imperdoável crime de José Dirceu e José Genoino…”

A Equipe do Blog do ex-ministro José Dirceu gostaria de convidar todos os leitores a verem o artigo em que professor Fabiano Santos aponta em Carta Maior  as razões pelas quais as Organizações Globo e demais conglomerados de comunicação que compõem a grande imprensa dão a cobertura dos fatos em nosso país com um viés à direita, conservadoríssimo, particularmente contra o PT e os integrantes do partido.

Sob o título “O pior e imperdoável crime”, o professor Fabiano Santos assinala que o papel desempenhado pelo PT, com êxito até o momento, de incorporar à vida pública camadas economicamente desfavorecidas da população é uma das principais – se não a principal – causa mídia criminalizar a “atividade política, do Legislativo, dos partidos e entre estes, principalmente, o PT.”

Professor e pesquisador do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq),  do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e presidente da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP), Fabiano Santos, situa esse viés na cobertura da mídia bem antes do golpe de 1964 e sustenta que ele se ampliou com a ditadura militar e o regime de exceção.

“A principal emissora televisiva do país veio a público se desculpar junto a seu público por ter, 50 anos atrás, apoiado a conspiração civil militar que derrubou fora dos preceitos da legalidade o governo brasileiro legitimamente capacitado para exercer o poder no país. O gesto, até certo ponto, surpreendeu, mas não convenceu aos menos ingênuos que redundaria em guinada significativa nos valores e interesses defendidos pela empresa, de resto bastante similares aos apoiados pelas demais grandes corporações de mídia.  Sobretudo, não convenceu de que algo mudaria no modo equivocado de se cobrir a política no Brasil (…)”, lembra o autor do artigo.

Ele fala do quadro político que levou ao golpe militar há quase meio século, do papel da mídia desde aquela época – e até antes – relaciona as conquistas obtidas pelo país com os governos democráticos e assinala: “Vários foram os atores políticos e movimentos sociais que contribuíram para a transposição do regime ditatorial para a democracia. Um, em especial, deve ser mencionado na atual conjuntura política brasileira: o Partido dos Trabalhadores. ”

“O papel desempenhado pelo PT, com relativo êxito até o momento – descreve Fabiano Santos -, tem sido o de incorporar à vida pública camadas social e economicamente desfavorecidas da população brasileira. Aos olhos da grande mídia brasileira e da elite por ela representada este certamente foi o pior e imperdoável crime cometido pelos que, como José Dirceu e José Genoino, presidiram e ajudaram a criar este poderoso e eficiente instrumento político e eleitoral de inclusão social.” Leiam, aqui, a íntegra do texto do articulista.

7 respostas
  1. RA
    RA says:

    Certos meios de comunicação, são apenas instrumentos de uso manipulador e exterminador de ideias e ideais, isso acontece quando o assunto é causador de constrangimentos a seus ´mentores´ que agem fora da esfera territorial brasileira. Com ênfase a Amazônia: grandes áreas estão sendo adquiridas na região amazônica por parte de laranjas de donos estrangeiros e ou de empresas vinculadas a estes: isso são fatos corriqueiros que aparecem em notas de jornais diariamente. (Projeto aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado limita a compra de terras por estrangeiros na Amazônia Legal a áreas de até 15 módulos fiscais. A proposta, de autoria do deputado Nilson Mourão (PT-AC) e do ex-deputado José Dirceu (PT-SP) – com isso, certas ações articuladas pela mídia fascista que age no País, realmente é de se chamar: cara de paus. Lembrando que essa Lei implantada por ZD quando foi era òbvio a impressão partidária dada em certos meios de comunicação. Começando pela expressão corporal dos treinados apresentadores de jornais da TV.
    Lembrando, usaram o nosso País e o afundaram por mais de 20 anos, e logo depois agem como aquele deputado que chorou no Painel e logo depois todos o viram cair. Contribuir para a destabilização do BRASIL, realmente não é atitude de gente brasileira>patriota e que ame essa terra e esse povo> é coisa de gente mandada que age como moçinho mas na verdade é lobo vestido de ovelha: essa certa parte da atual mídia brasileira que se favoreceu em época de ditadura com ganhos U$ milinários>tudo para sair na frente dos demais e então continuar o jogo de ofertas…. para vender o País… um dia cai.
    > Basta: LEI DE IMPRENSA JÁ!

    Responder
  2. José Ubiratan Soares
    José Ubiratan Soares says:

    Assistindo aos telejornais o que se percebe é a aplicação dos mais modernos conceitos de psicologia e sociologia para, descaradamente, fomentar os instintos mais baixos da natureza animal de cada membro de uma população, que teve a instrução cultural propositalmente atrofiada. Não é admissível que concessões públicas sejam usadas para rebaixar a população a condição cada vez mais próxima à dos animais. As reportagens está cada vez mais sendo escolhidas simplesmente para despertar ódio e insatisfação. Desse jeito não há governo que agrade.

    Responder
  3. Jorge
    Jorge says:

    Inclusão social é uma coisa, agora criar no país uma geração perdida de nem-nem-nem (nem trabalham, nem estudam nem procuram emprego) é imperdoável.

    Responder
  4. RIOS
    RIOS says:

    A EDUCACAO NO PAÍS É DE QUALIDADE…….A .CRIMINALIDADE APRESENTA NUMEROS BAIXÍSSIMOS…….O PARTIDO DOS TRABALHADORES SE DESCONFIGUROU POR COMPLETO…….
    MAS SE O PROFESSOR ACREDITA QUE EM TUDO ISSO EXISTE MORALIDADE……EXERCICIO DA DEMOCRACIA.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>