Zé Dirceu: indignação contra o desrespeito aos direitos constitucionais

Dividimos com todos dois importantes relatos que recebemos de quem esteve ontem (20/11) com Zé Dirceu, no complexo da Papuda, em Brasília. Breno Altman, jornalista e diretor editorial do site Opera Mundi, e a historiadora Maria Alice Vieira fizeram um resumo das conversas para nós.

Ambos contam que ele está firme, bem-humorado e sereno. O Zé pergunta de muitas pessoas e não reclama das condições carcerárias e nem se lamenta dos tormentos pelos quais está passando.

A indignação que ele expressa é contra o desrespeito aos direitos constitucionais e legais.

E mostra bastante preocupação com a saúde de José Genoino, que está em uma situação delicada neste pós-operatório. Apesar da revolta com as medidas ultrajantes que colocam em risco a vida do amigo, Zé trata de coordenar, entre os presos, um ambiente de tranquilidade, disciplina e estudo.

Como ele não tem acesso a jornais e internet, busca extrair de cada visita o máximo de informações sobre o que se passa aqui fora. A cada visita ressalta a necessidade do PT e a esquerda aprofundarem o enfrentamento contra as injustiças cometidas pela Justiça e contra a tentativa de criminalização das forças progressistas.

Altman e Maria Alice encaminharam mensagens de apoio e relataram todos os movimentos que estão surgindo de solidariedade no Brasil inteiro.

O Zé se emociona e se conforta com esse movimento, reafirmando seu compromisso de lutar até o último dos dias para provar sua inocência e defender o projeto petista contra a ofensiva tramada entre parte dos meios de comunicação e a oposição de direita.

Despede-se com um abraço e a renovação de um compromisso: “Seguirei combatendo, não importa as condições às quais me submetam.”

38 respostas
  1. Roberto Paiva Jr
    Roberto Paiva Jr says:

    Zé Dirceu: Você é um HERÓI e não está só pois estamos com Você. Se fosse possível eu, um simples e insignificante cidadão, me ofereceria para ser trocado por Você pois Você é muito importante está livre e atuando em defesa dos grandes temas nacionais. Seria um grande prazer trocar minha liberdade pela sua !!!! Continue firme e forte como todo bom GUERREIRO !!!

    Viva Zé Dirceu !!!
    Viva o Presidente Lula !!!
    Viva o Partido dos Trabalhadores !!!

    Responder
    • Ana Maria
      Ana Maria says:

      Como podem tratar um ícone com o Zé Dirceu e outros com tanto desprezo? Jesus também assim foi tratado, ridicularizam-no, açoitaram-no, mas ele nunca perdeu a majestade. Assim também nós repudiamos esse tratamento indecente que estão nos oferecendo. Estamos a seu lado querido amigo, adorado irmão. Até a gora não fiz outra coisa senão chorar. Mas as lágrimas de nada servem Então faço orações, lembro-me da prisão de Tiradentes. Ele o Patrono da Nação brasileira, tb. foi preso, humilhado e assassinado pela fúria dos maus detentores do poder. E todos caíram, assim como cairão os que nos ultrajam. Tenha fé, querido amigo, tenha força, porque vc. é nossa riqueza, nosso cérebro, nossa luz.

      Responder
  2. Olga B Almeida
    Olga B Almeida says:

    É isso aí Zé Dirceu estamos juntos nessa, com essa troca de energia nos fortaleceremos para o combate que não é fácil mas também não é invencível. Pedimos mais ação do PT e da esquerda contra injustiças cometidas pela Justiça que deveria ser exemplo, agir com e credibilidade. Quero expressar também aqui o meu repúdio as declarações do ex-governador-RS petista-RS (será??????) o Sr. Olívio Dutra, mágoas e insatisfações não justifica aceitação da injustiça.

    Responder
    • Luiz Hara
      Luiz Hara says:

      Caro amigo, permita a você mesmo aprofundar nesse assunto e chegará à seguinte conclusão: o que o STF, na triste figura de Joaquim Barbosa e seus pares reacionários, e a mídia tendenciosa e parcial (Globo à frente)estão fazendo é um desserviço à VERDADE dos fatos! Não tenha medo da verdade, vá fundo até às últimas consequências, e descobrirás que você e grande parte dos cidadãos estão sendo enganados diariamente por gentes que estão mais preocupados com os interesses deles, e jamais do Povo Brasileiro!!!

      Responder
      • luis
        luis says:

        A verdade que vejo é de um partido que não mede as consequências para se perpetuar no poder. Um governo que apoia os governos de Cuba, Venezuela e outros bolivarianos não deve ter boa intenção.

        Responder
    • Celso Badaró
      Celso Badaró says:

      Luis,

      A questão central não é o PT, o partido não está preso! Estamos falando de injustiça e cometidas com as pessoas, com o ser humano!!!!!
      De qualquer forma respeito sua opinão.

      Responder
  3. Klinger Sousa
    Klinger Sousa says:

    Força a todos que estão pagando o preço de uma justiça unilateral que julga ao sabor das circunstâncias e do humor das massas manipuladas pelos grandes veículos de comunicação.

    Responder
  4. Thiago C P Silva
    Thiago C P Silva says:

    Pessoal, digam-lhe que aqui continuamos lutando contra TODAS as injustiças.

    Que mandamos um abraço fraterno e apertado em todos os companheiros presos de forma arbitrária e aviltante. Inclusive àqueles companheiros que já se encontravam aí nessas mesmas condições, exemplos claros e antigos da falência do judiciário brasileiro.

    Digam ao Genoino que entendemos sua revolta e compartilhamos dela, mas que ele se acalme pois sua luta já entregou frutos inauditos de justiça e igualdade nesse nosso Brasil tão infestado de maldade.

    E um muito obrigado a todos, são uma referência fundamental de dignidade e tenacidade.

    Responder
  5. antonio walter pacheco
    antonio walter pacheco says:

    A vida continua,a luta continua,os atores são os mesmos que levaram getulio ao suicidio,a imprensa ,os outros personagens agem nas sombras.não podendo ganhar no voto apelam para
    o tapetão, para amentira e outros personagens como o jeferssom.mas serão derrotado

    Responder
  6. Mario Sergio
    Mario Sergio says:

    ESTAMOS JUNTOS NESSA HORA DE DOR PELA VINGANÇA PRATICADA PELA DIREITA COM O GOLPE MIDIÁTICO DOS DONOS DAS MÍDIAS E DOS VASSALOS TOGADOS OU NÃO, QUE SEMPRE FICAM A ESPERA QUE AS MIGALHAS CAEM DA MESA DA CASA GRANDE !!
    FORÇA COMPANHEIRO !!!

    Responder
  7. Marcos Muniz
    Marcos Muniz says:

    Não sei se esse e-mail chegará a você. Mas estou enviando em paralelo um sentimento estreito de solidariedade, respeito e força. Semana que vem estarei no diretório do RJ para cobrar atitudes mais enérgicas na defesa de vocês. Pessoal vamos lutar nas ruas, vamos bater à porta do stf, vamos cobrar reforma política, Lei dos Meios de Comunicação e ……………… CADÊ O DARF REDE GLOBO?????????????????????????

    Responder
  8. Francisco
    Francisco says:

    Que o mesmo abraço que dei no Genoino antes da cirurgia se estenda ao Dirceu e ao Delubio !
    Vamos denunciar o Mentirão patrocinado pelos mesmos que: absolveram torturadores, que entregaram a Camarada Olga Benario aos nazistas, que anularam a Operação Satiagraha, que tentam criminalizar o MST !

    Força companheiros !

    Responder
  9. thiago viana
    thiago viana says:

    Companheiro Zé Dirceu, a luta eterna!
    Estamos aqui fora na trincheira da esquerda, sempre.
    Vamos superar esse processo e dar resposta nas urnas em 2014.
    Aguenta firme aí!
    Fraterno abraço!

    Responder
  10. Heitor Menegale
    Heitor Menegale says:

    Força, Zé Dirceu! Os idiotas que te ofendem não tem a menor idéia da barbaridade desse julgamento, que teve sentença sem crime. Não é por uma sociedade assim que você lutou. Infelizmente os pobres diabos sentem-se poderosos quando fazem coro aos que não suportam a idéia décima sociedade mais justa. A história lhe fará justiça, guerreiro!

    Responder
  11. selma maria gasparotto
    selma maria gasparotto says:

    Oque mais me impressiona nesta história toda é que os réus estão presos por “comprar votos”, para que fossem aprovados projetos de interesse do país. Mas estas pessoas, que foram corrompidas, não deveriam estar votando em benefício do seu povo, que os elegeu, sem que para isso fosse necessário receber mais nada, além de seus salários? E esses “corrompidos” não merecem o mesmo tratamento do corruptores? Afinal, o erro deles se torna ainda maior, ao barganhar aquilo que deveriam fazer de graça. Se houve uma investigação séria que conseguiu levar à cadeia, tantos corruptos como nunca antes visto neste país, que se leve também à cadeia os corrompidos. Ou será que a investigação não foi tá séria e não se chegou à estes nomes?

    Responder
  12. carla waléria mendes costa
    carla waléria mendes costa says:

    Expresso aqui o meu mais profundo respeito por vc, José Dirceu. Homem honrado, de convicções firmes e conduta coerente com o que defende: a justiça social. Homem de luta que não se dobra às vicissitudes. Para mim é uma HONRA dirigir-me à sua pessoa. Aprisionaram-lhe o corpo, mas sua mente, seu espírito são eminentemente livres e continuarão engrandecendo o nosso país. Forte abraço, companheiro. Continuaremos firmes e fortes na luta.

    Responder
  13. Rita Miranda
    Rita Miranda says:

    Força Zé Dirceu., você é e sempre será um guerreiro. As forças reacionários do nosso Brasil nunca se conformaram com o PT no poder. Porém, a justiça aparecerá! Tenha a minha solidariedade.

    Responder
  14. Angela
    Angela says:

    Querido Dirceu, você é forte e vencerá. O tempo foi curto, mas não subtraí a minha profunda sinceridade. Em momentos como este, temos dúvida do próprio papel a desempenhar. Se é que havia algum. Mas tenha sempre absoluta certeza de que todas as ponderações exigiram um grande esforço, foram honestas e plenas de amizade e preocupação com um futuro que jã parecia certo. Espero que seja feliz com sua mais nova família em Brasília. Obrigada por tudo mais uma vez. Muita luz pra você. Angela

    Responder
  15. Quiteria Rezende
    Quiteria Rezende says:

    Caro Z´e Dirceu, a sua força e coragem de um homen aguerrido, que nunca se furtou de ir ´a luta, e ´e isso ´ que incomoda a direita e a m´idia nojenta desse Pa´is, mas eles est~ao constatando como se comporta um homen forte, de jamais recuar frente ´a obst´aculos, demonstrando a sua autenticidade como brasileiro. Estamos com voc^e, Genu´ino e Del´ubio, e em cada lugar que chegamos, relatamos a nossa indignaç~ao, quanto a suas pris~oes. Precisamos ir a ruas, para gritar e repudiar o ato arbrit´ario do STF. Avante companheiros!

    Responder
  16. Valerio
    Valerio says:

    Justiça se faz na luta.A direita venceu agora como pensou que tinha te vencido qdo te prenderam em Ibiuna. Mas o Zé sempre lavanta sacode a poeira e da a volta por cima.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>